como usar as palavras chaves

Conheça ferramentas que irá te ajudar a otimizar estratégias de pesquisas com palavras-chave

Em nossa sociedade pós-moderna, uma das funções mais eficientes é a ferramenta da SEO. Ela une o universo de palavras-chaves, em um banco de dados que reúne centenas de milhões de palavras-chaves que classifica e descobre sites em rankings posicionados pela classificação buscada. Dados como esse, na atualidade, são armas poderosas que por estar ao alcance dos dedos podem ser intimidadores. Confira em nosso artigo, explicações dos conceitos base de SEO e como as suas ferramentas podem ser a solução de diversos negócios da atualidade.

No SEO, há dois tipos de classificação, confira!

como usar as palavras chaves - seo
Como usar as palavras Chaves – SEO

Palavras-chave especificamente escolhidas para acompanhamento, em longo prazo

Basicamente, na ferramenta de SEO existe dois tipos de classificação de palavra-chave na base de dados: aquelas que você selecionou e outras selecionadas pelo seu gerente de Marketing ou pelo SEO da sua empresa. Se as palavras são X, Y e Z, é necessário analisar como elas se classificam ao longo do tempo na base de dados do Google, que pode ser analisado em uma localização específica, como país, estado ou cidade. Se você deseja saber a posição da palavra no mecanismo de busca do Google, você deve escolher essas palavras e selecioná-las dentro de um conjunto para ser analisado a longo prazo.

“Universo” é uma palavra-chave que oferece centenas de milhões de outras palavras-chaves

Existe o que se denomina de universo de palavras-chave. O que significa um universo inteiro dessas palavras que é mantido pelo provedor da ferramenta de SEO. Por exemplo, se o SEMrush possui o seu banco de dados específico, o seu universo de palavras-chaves irá pautar diversas linguagens que se difere do Ahrefs, pois esse também possui o seu universo de palavras-chave para cada item selecionado no mecanismo.

A Moz, atualmente, tem o seu universo de palavras-chave que comporta cerca de 40 milhões de palavras-chaves em inglês, nos Estados Unidos, que rastreamos a cada duas semanas – que é o prazo que obtemos novas atualizações. O SEMrusch e o Ahrefs fazem essas atualizações mensalmente. Os mecanismos rastreiam as palavras-chaves mensalmente ou semanalmente, mas dependo do grau de mudanças, as atualizações, em certos casos, podem ser insignificantes.

Neste contexto de palavras-chave, você deve classificar algumas delas – não aquelas que você especificamente selecionou. Segundo o provedor do Google, o quadro de apresentação mostra todas as palavras-chaves disponíveis dentro do grande volume de buscas em que as pessoas estão interessadas em pesquisar no ranking do Google – pautando todo o banco de dados do servidor.

Devido a isso, alguns deles você encontrará no seu domínio que é classificado, de acordo com o algoritmo do Google, que classifica também quatro palavras usadas pelo seu concorrente e duas delas são usados por ambos.

Saiba os dados importantes que são extraídos do universo das palavras-chaves:

Existe um grupo de dados que são bem legais e que podem ser extraídos desse universo. Alguns deles são mencionados aqui.

Número de palavras-chaves a longo prazo

Créditos: Moz.com/Reprodução

O mecanismo de busca irá mostrar quantas palavras-chaves foram selecionadas no ranking de todos os sites ao longo do tempo. Assim, você poderá ver o crescimento fomentado pelas palavras-chaves, ou a estagnação do domínio. Caso isto ocorra, é um sinal de que a estratégia não está funcionando e está na hora de mudar de foco, e de palavra-chave.

Sobreposição de graus das posições no buscador

Créditos: Moz.com/Reprodução

Aqui, você pode analisar os graus sobrepostos entre as posições de diversos websites. Por exemplo, nota-se o Moz e o Search Engine se sobrepõem nas palavras-chaves. A ferramenta de palavras-chaves por site dentro do Moz e no SEMrush, é possível ver como esses números são. O Moz, na verdade, expõe esses números no diagrama de Venn. Há o Distilled.net que é um site menor, com pouco conteúdo – o que demonstra os números sobrepostos em ambos os sites. Ainda há uma certa sobreposição entre eles que é possível as classificações das palavras-chaves que, neste caso, só é possível visualizar aqueles dispostas pelo Distilled.net.

Tráfego em buscas orgânicas

Créditos: Moz.com/Reprodução

É possível analisar apenas o tráfego estimado. Assim, faz-se possível extraí-los – o que o SEMrush possibilita – e analisar, em uma lista de palavras-chaves, as posições ocupadas no ranking e o volume de cliques estimados. Com isso, é concebível a análise do crescimento e a construção de estratégias focadas em resultados proporcionados por essas ferramentas de checagem de palavras-chaves para buscas orgânicas do mecanismo de busca, o Google.

Sites importantes para checar palavras-chaves

Créditos: Moz.com/Reprodução

Além disso, é possível extrair dos sites que são especializados em dar palavras-chaves. Dentro deste universo quase infinito de palavras-chaves, os sites mostram quais são aquelas que importam em sua receita. Assim, elas são segmentadas em pequenos conjuntos e que assim elas podem ser trabalhadas dentro de fórmulas direcionadas.

Quais são os aplicativos recomendados para SEO e Marketing Digital

Se você é um profissional de SEO, existe aplicativos que não podem ficar fora da sua lista. Vamos citar aqui os mais importantes.

Identifique as palavras-chaves importantes

Primeiramente, identifique as palavras-chaves mais importantes da sua lista de rastreio, pois isso fará parte do seu relatório final. Deste modo, você terá o controle sobre essas palavras para que a classificação seja feita corretamente, o que custará para o seu domínio o aumento de tráfego.

Mensalmente, pode haver uma disparidade nas palavras-chave – o que pode variar de acordo com a sua necessidade. Por exemplo você pode escolher a classificação por localidade, e o Moz pode ser acessado através do Keyword Explores, que possibilita o rastreio por domínio-raiz em vez de palavra-chave.

Créditos: Moz.com/Reprodução

Com isso, é possível perceber o tráfego e a classificação real do servidor no Google. Segundo o Moz, “se for posto um esforço na página de servidores Ark, talvez seria possível estar na primeira página com acessos entre 4000 a 6000 buscas por mês, o que é de fato significativo”. Isso pode ser uma forma extra de encontrar palavras-chaves adicionais para acompanhar ao longo do tempo.

Descobrir as palavras-chaves que os seus concorrentes classificam

Ao pesquisar palavras-chaves, é possível traçar novas metas em potencial, segundo consultas de outras classificadas pela concorrência. O “First Round” pode ser um modo de analisar esses conteúdos de acordo com o tempo. O Firt Round Capital, por exemplo, possui ótimos conteúdos com base nos anos e pode mostrar quais estão sendo classificadas pela concorrência e empresas de tecnologia e inovação.

Com isso, você poderá ver se está certo ou não e descobrir quais palavras chaves a mais a concorrência possui a sua frente. Assim, você terá uma lista completa disponível que irá sortear por volume e dificuldades aquelas que foram classificadas.

Explore os conjuntos de palavras-chaves em domínios focados em públicos-alvos semelhantes ao seu

O terceiro ponto é explorar as palavras-chaves em conjunto. O ideal é analisar o seu universo e assimilar com outras pessoas que fazem o mesmo, como seus concorrentes diretos que também atendem o seu público-alvo. Neste caso, você poderá analisar o que está dando certo ou não na concorrência. É importante analisar a sobreposição desses sites e poder caracterizar novas oportunidades de mercado. O HBR pode ser usado para começar a classificação e a pesquisa dessas palavras-chaves. O site irá analisar por volume e filtrar novas estratégias para a produção de novos conteúdos. Com isso, você pode encontrar públicos que pode ser o cliente certo e gerar leads para a sua empresa.

 

 

EvotekOne foi desenvolvida para alavancar as vendas da sua empresa no cenário digital. Faça você também parte desse grupo.

Receba Novidades Agora Mesmo

Cadastre já o seu email para receber sempre todas as novidades.